Você sabia que mais da metade de todo o tráfego de internet gerado hoje é proveniente de dispositivos móveis? A Internet móvel (sites, aplicativos de notícias, redes sociais, etc.) é de onde a maioria das pessoas consome conteúdo e, se o seu site não estiver preparado para isto, você pode estar perdendo muitos visitantes ou até mesmo clientes em seu negócio.

O Google implementou recentemente uma nova política que coloca em uma melhor classificação sites que estão mais bem modelados para dispositivos móveis. Você pode deixar seu site WordPress pronto para dispositivos móveis seguindo estas dicas.

1 Use um tema de responsivo

site-responsivo

Muitas vezes vemos sites que até são muito bacanas quando vistos na tela grande um computador. Mas quando acessamos o mesmo site a partir de um smartphone ou tablet, a experiência de navegação não é boa. Se você não estiver usando um tema responsivo que seja capaz de adaptar o conteúdo aos vários tamanhos de tela, estará perdendo uma grande quantidade de usuários de dispositivos móveis e, consequentemente, de negócios também. 

A maioria dos temas modernos do WordPress de hoje são compatíveis com dispositivos móveis.  Se você estiver usando um tema personalizado e não deseja trocá-lo, considere contratar um designer que possa ajudar a transformar seu modelo de design estático em um tema com design responsivo.

2 Faça uso da tecnologia AMP (Accelerated Mobile Pages)

Velocidade tornou-se um fator decisivo para ranqueamento dos sites no algoritmo de busca do Google. Além disso, o Google sempre defende a melhor experiência do usuário possível, seja para usuários de computador ou dispositivos móveis. E pela mesma razão, eles introduziram recentemente o AMP (Accelerated Mobile Pages), que tem como objetivo carregar páginas da web mais rapidamente em dispositivos móveis.
Você pode facilmente configurar AMP em seu site WordPress usando plugins para este fim. Para mais detalhes sobre AMP, você deve considerar a leitura do seguinte guia… Configurando o site para usar AMP

3 Faça uso de imagens otimizadas


Imagem não otimizada – 1MB


Imagem Otimizada – 241KB

Se seu site demora muito para carregar, pode ser culpa das imagens que você colocou nele que não estão otimizadas e acabam por deixar o tempo de carregamento das mesmas muito alto. Segundo um  estudo feito pela Google, mais de 53% dos usuários abandonam o site, que leva mais de três segundos para carregar. Veja as imagens acima, depois de otimizada, a da direita é praticamente imperceptível a diferença. Neste caso é uma diferença de quase 80% no tamanho do arquivo.

Para aprender como otimizar imagens para seu site, leia este artigo: Otimizando Imagens…
Desde a versão 4.4 o próprio WordPress tem buscando melhorar o carregamento das imagens, apresentado para o usuário sempre a menor imagem (falo menor em termo de kilobytes) que está no servidor. Para isso o sistema duplica imagens em vários tamanhos diferentes. Isto ajuda bastante no carregamento das imagens, mas ainda não é o suficiente recomendo fortemente que você leia o artigo a cima.

Se você ainda usa a versão 4.3 ou inferior, só isto já é um bom motivo para fazer a atualização para a mais nova versão. Alias, eu recomendo sempre que mantenha seu WordPress sempre atualizado, pois além de melhoria de desempenho, sempre há alguma melhora na segurança também. Mas isto será assunto para o próximo post. Segurança no WordPress.

4 Como última dica quero falar um pouco sobre hospedagem

Como já mencionado, desempenho é a chave para que seu visitante tenha uma boa experiência de navegação e de nada adianta se você fez tudo que falei acima mais seu site está hospedado em um servidor que tem baixo desempenho. Recomendo que busque por servidores que disponibilizem serviços de hospedagem que seja rápido e fácil de configurar e manter, neste quesito recomendo a UMBLER, empresa 100% Brasileira que tem ótimo serviço de hospedagem. Faça seu cadastro e ganhe até R$ 100,00 em créditos para testar o serviço, o que dá para até 6 meses de testes. Vale a pena.

Seja o primeiro a saber das novidades

Últimos Posts

Últimos Posts