Google AMP, o que é e como utilizar esta tecnologia para turbinar o seu site?

Segundo o Google, AMP é antes de tudo:

Um esforço de código aberto para melhorar o ecossistema de conteúdo para todos.

Em termo simples, AMP é uma tecnologia de aceleramento de páginas web. Com ela as páginas carregam quase que instantaneamente. O WordPress é conhecidamente uma plataforma lenta, o AMP promete melhorar muito neste quesito fazendo suas páginas ficarem otimizadas principalmente para dispositivos móveis.

Por mais que a internet evolua em termos de velocidade de conexão, os sites modernos são muito cheios de recursos visuais que acabam deixando o carregamento um pouco lento nos dispositivos móveis. Isto acaba causando uma experiência não muito agradável para os usuários. Para resolver este problema, a Google desenvolveu a AMP.

As páginas desenvolvidas com AMP usam HTML e JavaScript minificados, isto permite que todo o conteúdo seja armazenado no cache e servido ao usuário de forma instantânea.

As páginas aceleradas são independentes de plataforma ou navegador e pode ser consumida por qualquer tipo de aplicativo. Atualmente Apps como LinkedIn, Twitter, Reddit e outros.

Mas nem tudo são flores. Prós e contras do Google AMP

Prós: Especialista em SEO afirmam que a Aceleração de Páginas Móveis lhe ajudará a conseguir uma melhor classificação no Google, e também melhora a experiência do usuário em conexões lentas. No entanto, a implementação desta tecnologia é um desafio para os desenvolvedores Web, blogueiros, e profissionais de marketing.

Contras: O AMP utiliza um conjunto limitado de HTML, CSS e JavaScript. Isto causa uma certa limitação no desenvolvimento do site. Pois isto impossibilita a adição de alguns recursos mais avançados. Formulários dinâmicos, Slides e Api’s de terceiros ainda não são compatíveis.

Apesar de suas limitações, o Google vem dando um empurrãozinho nesta tecnologia, dando prioridade à ela no mecanismo de busca. No momento acredito só ser viável a implementação da AMP se seu publico é majoritariamente oriundo de dispositivos móveis.

Configurando as Páginas Móveis Aceleradas ou AMP no WordPress.

Antes de tudo, você precisa instalar o plugin AMP. O procedimento é o mesmo que se faz para instalar qualquer outro plugin. Após ativado, Vá para Aparência >> AMP.

Accelerated-Mobile-Pages

Para ver como o seu post aparecerá nos smartphones você pode visualizar o post e em seguida colocar /amp, assim: configurando-o-site-para-usar- amp/amp/

Como deve ter percebido, este plugin quase não oferece opções de configuração. Mas isto pode ser contornado com o uso do Yoast SEO. Depois de instalar e ativar este plugin, você precisará também ativar o Glue for Yoast SEO & AMP. Agora você terá diversas opções de configuração.

Seja o primeiro a saber das novidades

Últimos Posts

Últimos Posts