O que é o WP Super Cache?

Este plugin tem como proposta principal melhorar o carregamento das páginas do seu site através da conversão de arquivos dinâmicos em arquivos estáticos e também da distribuição dos mesmo em diversos servidores através da utilização de serviços de CDN. Eu sei, parece ser um troço complicado, mas na verdade não. Este plugin é relativamente fácil de configurar.

Neste pequeno tutorial vou lhe guiar através de um passo a passo para que você consiga configurar o mesmo sem complicações. A instalação deste plugin segue a mesma forma de instalação de qualquer outro plugin. Para isso, acesse o painel administrativo do seu WordPress, vá até a opção plugins na barra lateral, em seguida escolha adicionar novo. Agora na caixa de pesquisa digite “WP Super Cache”. Você verá vários plugins semelhantes. Escolha este abaixo:

wp-super-cache-plugin

Com o plugin devidamente instalado e ativado, vamos agora para o painel de configurações do mesmo. No menu lateral do WordPress, vá até a opção CONFIGURAÇÕES, em seguida escolha WP SUPER CACHE. Assim:

wp-super-cach-inicio

Na primeira tela, na aba Easy, click em Caching On, em seguida no botão Update Status. Este é o primeiro passo para fazer com que o WP Super Cache funcione.

O Próximo passo é ir para a aba Advanced. Veja que a opção Enable Caching está ativa, pois você fez isto na aba Easy. Agora click em Expert, em seguida marque Don’t cache pages for known users, isto impede que o Super Cache faça caching para usuários logados no sistema. Assim evita dores de cabeça durante o desenvolvimento do site ou mesmo da edição de um post. Marque todas as opções como abaixo.

Ainda não terminamos a configuração da aba Advanced, como a janela é muito grande, foi necessário dividi-la em duas partes. Fizemos as configurações referentes a Miscelaneous (diversos em pt-br;). Agora vamos para a cessão Advanced logo abaixo de diversos. Marque Mobile dynamic caching. Isto permitirá que seja feito o caching também para dispositivos móveis.

Há várias opções logo abaixo, mas não vamos marcar mais nenhuma delas. Apenas click no botão Update Status para salvar as alterações feitas até o momento nesta aba. Agora vamos para a aba CDN…

Na aba CDN agora. CDN é a abreviação para Content Delivery Network ou Rede de Entrega de Contéudo em pt-br;). Este serviço como o próprio nome sugere, faz cópia de seus arquivos em diversos servidores pela Internet, para assim agilizar a entrega do conteúdo de acordo com a distância que o usuário que fez a requisição se encontra do servidor mais próximo. Em resumo o CDN é responsável por saber qual o servidor mais próximo do usuário e buscar nele cópias dos arquivos em caching para atender a requisição. Marque Enable CDN Suport e click no botão Save Changes. Nesta aba é apenas isto.

As abas Contents, Preload, Plugin e Debung não há nada para fazer. Pronto, se tudo foi feito como explicado, seu site acaba de ganhar alguns segundos a menos no carregamento das páginas.

É um pouco trabalhos entender o funcionamento deste plugin. Será que vale mesmo a pena ativar ele no meu site? Acredite, vale sim! Veja as imagens abaixo. São os testes de velocidade de antes de ativado e configurado e depois. Houve uma redução de quase 50% no tempo de carregamento. Os visitantes vão ficar feliz em navegar em um site ultra rápido!

wp-super-cahe-desativado
Antes de ativado e configurado
wp-super-cahe-ativado
Depois de configurado

Seja o primeiro a saber das novidades

Últimos Posts

Últimos Posts